terça-feira, 13 de março de 2012

Emissão de CNH continua parada em todo o país após falha em sistema

O sistema de emissão de carteiras de habilitação em todo o país só deve voltar o ar às 18h30 desta terça-feira (13), segundo previsão do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O serviço está fora do ar desde o início do dia. Também estão inacessíveis outros dois sistemas nacionais: o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), onde são computadas as multas recebidas fora do estado onde um veículo foi licenciado.
Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o acesso caiu durante esta madrugada. A previsão inicial era de que os sistemas voltassem a funcionar às 10h. Só às 16h10 o Serpro informou ao G1 que havia conseguido detectar o problema.
Ao menos desde as 12h40, a consulta a infrações no site do Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) está fora do ar, com a mensagem: "em manutenção". O órgão informou que está impossibilitado de realizar serviços que dependam de consulta ou validação junto à base de dados nacional, como início do processo de habilitação, transferências de documentos e veículos, comunicação de venda, baixa de pontuação e cadastramento de infrações. O licenciamento eletrônico antecipado pode ser realizado normalmente.
O Detran-RJ afirmou que o problema não impede a emissão de documentos dos carros aprovados nas vistorias, apenas a emissão do Certificado de Registro de Veiculo (CRV), que é obrigatório para fazer o emplacamento, transferência de propriedade e transferência de município. De acordo com o departamento, o atendimento é realizado manualmente para os clientes que buscam esses serviços no RJ e eles podem retornar em 5 dias para pegar o CRV.

 Fonte: portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário