terça-feira, 20 de março de 2012

Giro pelo Mundo

Dólar sobe a R$1,81 com mercado à espera de mais medidas

SÃO PAULO, 19 Mar (Reuters) - O dólar fechou em alta nesta segunda-feira, chegando a 1,81 real e descolado do movimento externo, em um dia sem intervenção do Banco Central. O mercado financeiro tem operado na espera de que o governo possa tomar mais medidas para conter uma valorização excessiva do real ou que o BC possa voltar a atuar com leilões.
A divisa norte-americana registrou alta de 0,40 por cento, a 1,8107 real na venda, oscilando de 1,8006 real na mínima à máxima de 1,8121 real.
Para o consultor financeiro da Previbank DTVM, Jorge Lima, o mercado tem respeitado o piso de 1,80 real, já que abaixo disso o BC tem voltado a atuar com leilões de compra de dólares.
Com a moeda acima desse piso e um fraco volume nos mercados nesta segunda-feira, também com poucas novidades no cenário externo, o BC não realizou leilões de compra de dólares, segundo a avaliação do mercado. A autoridade monetária chegou a atuar nas duas últimas sessões, com leilões de compra no mercado à vista.
A atuação do governo ainda tem mantido o dólar em alta frente ao real, diferentemente do que ocorre no exterior, já que a moeda norte-americana tem mostrado queda ante outras divisas. Frente a uma cesta de moedas, o dólar caía quase 0,50 por cento.
Na última sexta-feira, a moeda fechou praticamente estável, no dia em que o governo anunciou mais uma medida, que reduziu a zero a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas operações de hedge cambial em contratos de derivativos feitas pelos exportadores.
O economista BGC Liquidez, Alfredo Barbutti, avalia que, além da disposição do governo em manter a moeda no patamar de 1,80 real, o volume fraco nesta segunda-feira ajudou a evitar movimentos mais bruscos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário